19°C 29°C
Itaberaba, BA
Publicidade

Pesquisa indica que busca por selfie afeta autoestima

Dados coletados por Dove entre Brasil, UK, Índia e Estados Unidos, apontam que a pressão por uma imagem ideal faz mulheres deixarem de compartilhar...

06/05/2025 às 15h41
Por: Eu Amo Itaberaba Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Freepik/Divulgação
Freepik/Divulgação

Dove, marca de cuidados pessoais, apresenta pesquisa sobre a relação das mulheres brasileiras com a autoimagem e as redes sociais. Os resultados mostram um cenário em que 8 em cada 10 mulheres tiram até 50 fotos antes de escolher a "selfie perfeita", evidenciando a pressão para encontrar a imagem que considerem ideal antes da publicação.

A pesquisa encomendada pela marca mostra a cansativa busca pela foto perfeita, com 59% das entrevistadas passando mais de 10 minutos analisando uma foto antes de decidir publicá-la, enquanto 81% excluem imagens e tentam novamente caso achem que não estão "perfeitas". Além disso, mais da metade das mulheres já apagou uma foto após publicá-la por se sentir constrangida. Esse comportamento reforça a necessidade de aprovação externa, já que mais da metade busca a opinião de amigos antes de postar.

O impacto emocional dessa busca pela perfeição é significativo, com 69% das brasileiras deixando de compartilhar momentos especiais porque não gostaram da própria aparência, e 1 em cada 4 mulheres sentindo ansiedade antes de postar nas redes sociais. A necessidade de parecer impecável faz com que 74% considerem essencial exibir a melhor versão de si mesmas nas fotos publicadas. No entanto, mesmo editando as imagens, 52% ainda se preocupam com a percepção dos outros. Esse ciclo de insatisfação e insegurança é refletido no fato alarmante de que 82% das mulheres já olharam para uma foto sua e decidiram rasgá-la.

Diante desse cenário, Dove lança o movimento global #ShareTheFirst, buscando incentivar as mulheres a se libertarem da busca pela perfeição, celebrarem a autenticidade e compartilharem sua primeira foto real — antes de múltiplas tentativas da imagem "ideal".

“Com o crescimento do uso das redes sociais, a questão sobre a relação entre mulheres e a autoestima se tornou ainda mais evidente e, pensando nisso, queremos estimular mulheres e meninas em todo o mundo a enxergarem a beleza como uma fonte de felicidade, não de ansiedade - cada foto, cada ângulo, cada momento têm seu valor e conta parte de suas histórias”, afirma Andreza Graner, Diretora de Marketing de One Dove.

Para amplificar a mensagem, a marca reuniu um time de influenciadoras e criadoras de conteúdo que compartilharão suas próprias experiências com a pressão pela selfie perfeita, promovendo uma conversa sincera sobre padrões irreais e o impacto da validação digital na autoestima feminina.

“As redes sociais influenciam profundamente a forma como as mulheres enxergam a si mesmas, e sabemos que a busca incessante pela perfeição é extremamente prejudicial. Queremos promover uma relação mais saudável com a autoimagem”, conclui a executiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaberaba, BA
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

20° Sensação
1.03km/h Vento
85% Umidade
52% (0.11mm) Chance de chuva
05h51 Nascer do sol
05h23 Pôr do sol
Sáb 28° 19°
Dom 31° 17°
Seg 31° 17°
Ter 31° 18°
Qua 29° 17°
Atualizado às 01h04
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,68 +0,02%
Euro
R$ 6,36 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 626,265,85 +0,93%
Ibovespa
139,334,38 pts 0.66%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Lenium - Criar site de notícias