A Bahia marca presença, mais uma vez, na reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), aberta nesta segunda-feira (11), em Brasília (DF). A atividade, que discute principalmente a realização das conferências voltadas a esta temática, conta com a participação do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
A presidenta do CNAS, Margareth Alves Dallarruvera, destacou a força e riqueza do processo conferencial que tem ocorrido em todo o país, envolvendo diretamente os municípios e estados e que culminarão no debate nacional que acontece em dezembro, na capital federal. “Esta construção fortalece a realização da Conferência Nacional de Assistência Social, trará o direcionamento político. Estamos desejosos desse grande reencontro com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, pontuou.
Participando das discussões, a titular da Seades, Fabya Reis, ressaltou que o CNAS reforça, mais uma vez, a atuação das instâncias governamentais e da sociedade civil em todo o país. “Aqui agregamos construções e diálogos fundamentais que resultarão do fortalecimento do controle social, da execução das políticas socioassistenciais e da gestão pública que cuida das pessoas, que garante direitos neste momento importante de reconstrução do Brasil”, afirmou.
Até o final desta terça-feira (12) os conselheiros e convidados discutem, ainda, as mobilizações no entorno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 383/2017, que trata da destinação de percentual específico, da receita corrente líquida do exercício financeiro, para financiamento do Sistema Único de Assistência Social. (SUAS).
Pela Bahia estão presentes, ainda, o vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-BA), Rodrigo Alves, e a secretária executiva do colegiado, Sarana Brito.
Fonte: Ascom/Seades
Mín. 19° Máx. 34°